Nossa inspiração

 

E se as empresas existissem para impactar a comunidade, cuidar do planeta e auxiliar cada indivíduo no seu desenvolvimento pessoal? E se os negócios iniciassem suas atividades para investir em escolas, hospitais e outros serviços para a humanidade? Essas eram as perguntas que não saíam das nossas cabeças. A gente conseguia visualizar isso acontecendo e mudando o mundo. Porém, parecia um sonho distante.

Durante nosso intercâmbio conhecemos as empresas sociais de Muhammad Yunus, modelo de negócio que tem como objetivo impactar através de um produto ou serviço que resolva um problema social. Assim, vimos que já havia um caminho para começarmos.

Mas foi só um ano depois de iniciar a Annora que viemos a saber a existência de Sekem, um grupo de empresas que trabalha exatamente no modelo que a gente sonha. Em fevereiro de 2018, a Taísa teve a oportunidade de ir para o Egito conhecer essa comunidade com mais de 40 anos de história.

 

SEKEM - UMA COMUNIDADE SUSTENTÁVEL NO DESERTO DO EGITO

Dr. Ibrahim Abouleish nasceu no Egito e mudou-se para a Áustria para estudar engenharia química. Recebeu o título de Ph.D. em farmacologia e trabalhou como chefe da divisão de pesquisa. Mais tarde em visita ao Egito, foi confrontado com os problemas urgentes do país: pobreza, superpopulação, poluição ambiental e muitos outros. Chegou à conclusão de que apenas uma abordagem holística poderia ajudar a resolver os principais problemas de seu país. Em 1977, decidiu voltar ao Egito e comprar 70 hectares de terras no meio do deserto, onde iniciou Sekem.

Sekem é hoje um conjunto de fazendas de cultivo biodinâmico e fábricas de chás, sucos, ervas, frutas, remédios naturais e roupas orgânicas. Emprega mais de 1400 funcionários e tem hoje um faturamento superior a $ 20 milhões. Sekem trabalha com os seguintes princípios fundamentais:

- Economia do amor: preocupar-se com todas as partes envolvidas no negócio, priorizando a necessidade dos pequenos agricultores, dos funcionários e da sociedade;

- 30% dos lucros para impacto social: destina 10% para desenvolvimento pessoal, 10% para comunidades locais e 10% para pesquisa e inovação.

A partir disso, Sekem possui escola, hospital e uma universidade financiados pelo grupo de empresas e impacta a vida de mais de 40.000 pessoas internas e externas à comunidade. Em 2003, Dr. Ibrahim ganhou o prêmio Nobel Alternativo, The Right Livelihood.Award, por seu modelo de negócio que combina sucesso comercial com desenvolvimento social e cultural.

Sobre a loja

Somos a Annora e o que nos move é fazer um mundo melhor. Acreditamos em alimentos mais naturais, saudáveis e fresquinhos. Produzimos deliciosas bebidas vegetais que são extraídas direto da fruta e das castanhas através de um processo artesanal e sustentável que mantém os nutrientes e as vitaminas. Usamos os melhores ingredientes e adicionamos o principal: o amor!

Pague com
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Annora Alimentos - CNPJ: 26.604.535/0001-65 © Todos os direitos reservados. 2020

Atendimento